Era o ano de 2019 quando Marly pretende amadurecer a idéia de um projeto de coleção de livros de artistas populares de Pernambuco. Através de uma indicação, procura Camila Bandeira da Proa Cultural e juntas começam a desenvolver a forma de como tirar essa idéia do papel.
O primeiro passo foi a formação da equipe e a inscrição no Funcultura (Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura), que marcou o ponto de partida de toda a trajetória. Com um orçamento modesto, a equipe conseguiu dar vida à primeira fase do projeto, resultando na produção dos livros digitais.
A partir desse trabalho, foi firmada uma parceria com o Shopping Recife para a realização de uma exposição de lançamento, apresentando as obras e os livros digitais de cinco mestres artesãos: Nicola, J. Borges, Cida Lima, Marcos de Sertânia e Maria da Cruz.
Em seguida, o projeto foi aprovado pela Lei Rouanet, possibilitando sua expansão para uma segunda etapa, que incluiu mais três nomes - Marcos de Nuca, Marliete e Nena - e ampliou o alcance da coleção por meio das vendas e da distribuição. Essa fase contou ainda com uma nova exposição, realizada na loja Tidelli Recife, reunindo a pesquisa e as peças dos artesãos participantes.
Estamos na construção da nossa terceira etapa do projeto.
Pesquisas





